O Equipamento de Pré-tratamento Cíclico de Combustível é uma Tecnologia Espanhola que foi desenvolvida em dois projetos THERMIE da União Européia D. G. XVII dentro do Marco de uso racional de Energia no transporte

 
 
Funcionamento do Sistema
 

PREUNIDADE

O combustível que vem do depósito, sofre um choque térmico quando o combustível passa por uma serpentina, por onde circula, em seu interior, água quente que sai do motor para ser refrigerada no radiador, e uma resistência de abrazadera em seu exterior, produzindo um sanduíche térmico.

 
UNIDADE

O combustível proveniente da PRÉUNIDADE passa por uma serpentina em cujo interior está alojada uma resistência de núcleo e em seu exterior, totalmente coberto por um conjunto de minerais (ZAMAK), sendo todo encapsulado com uma resina epóxi e coberto por camadas de alumínio.

 
SENSORES

- O combustível proveniente da UNIDADE passa através dos sensores de combustível em sua viagem até a bomba de injeção, informando ao centro de controle que a processa e determina os parâmetros de desconexão das resistências da PRÉ-UNIDADE e da UNIDADE para conseguir uma perfeita combustão na câmara.

- O sensor atmosférico informa ao Centro de Controle de Temperatura do Ar Exterior para favorecer a reação exoenergética.

 
CENTRO DE CONTROLE

Quando o motor arranca, durante trinta segundos o CENTRO DE CONTROLE xequa o estado do equipamento. Em seguida, põe em funcionamento as resistências, sem consumo de baterias, já que o alternador está trabalhando.

 

O CENTRO DE CONTROLE envia os sinais de conexão e desconexão á PRÉUNIDADE em função das temperaturas dadas pelos sensores.

O CENTRO DE CONTROLE dispone de uma saída série RS232 que pode conectar-se a um MODEM GSM/GPS, permitindo que o equipamento seja programado mediante o envio de mensagens curtas de um telefone celular autorizado. Com o equipamento programado e o motor parado se aperfeiçoam os arranques matinais dos veículos, melhorando a fase fria dos motores, onde mais ocorrem baixas de temperaturas, mais contaminação e onde há maior consumo de combustível.

PARA CONSEGUIR O CUMPRIMIENTO DO PROTOCOLO DE KIOTO

 

 

 
RESULTADOS

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

CERTIFICADO PELA UNIAO EUROPÉIA em uma média de 5%

Projeto Thermie (TR/156/92/ES/FR/BE y TR/0048/ES/PO) realizado em todos os tipos de veículos de Espanha, Portugal, França, Bélgica e Grécia.

REDUCAO DE CONTAMINACAO

CERTIFICADO PELA UNIAO EUROPÉIA em 50% a máxima potência e até 99% em aceleração em vazio (Euronormativa). Redução de emissões de CO²

NAO REDUZIMOS A POTÊNCIA DO MOTOR

MELHORA DO MOTOR

A redução drástica dos Hidrocarburos Não queimados (V.O.C.) contribui para aumentar alargar a vida do motor, ao eliminar as partículas incandescentes que sujam o óleo do motor e provocam erosão de algumas partes, como cilindros, válvulas, etc.

VIDA ÚTIL DO PRODUTO

O E.P.C.C. não possui materiais que necessitem substituição por desgaste.

 

 

Instalação

O E.P.C.C. leva entre 2 e 3 horas para instalar-se sem modificar nenhuma condição do motor

ESQUEMA DE INSTALAÇÃO

 

ÂMBITO

CAMINHOES DE CHASIS GRANDES E PEQUENOS
ÔNIBUS
AUTOMÓVEIS
MAQUINÁRIO INDUSTRIAL
MAQUINÁRIO DE OBRAS PÚBLICAS
EQUIPAMIENTO DAS FORCAS ARMADAS
BARCOS COM MOTORES A DIESEL
MOTORES DE COGENERACAO
HOMOGENIZACAO DO DIESEL COM BIOCOMBUSTÍVEIS

 

Equipamento de Pré-tratamento Cíclico de Combustível  

ESQUEMA DE INSTALAÇÃO

 

ÂMBITO

TURISMOS

TÁXI

PERUA

MINIVAM

4 X 4

CAMINHÃO E CAMINHONETA  ATÉ 3.500 KG.

 

 

2005 - Maperon - 1024 x 768 - IE 6.0